26 de ago. de 2011

CÍRIO 2011 – UMA PROCISSÃO LINDA E SILENCIOSA

Este ano o Círio de Estandarte tinha tudo para ser uma das maiores e mais lindas procissões já ocorridas, pois são 83 anos de Círio com tudo pronto para ser uma festa dos fiéis estandartenses para Nossa Senhora e Jesus. E apesar da berlinda estar maravilhosamente ornamentada e todos os demais símbolos que compõem este evento estarem presentes, o que assistimos foi uma caminhada triste e silenciosa, onde os caminhantes de Maria ouviam os seus próprios passos embalados apenas pela fé para louvar e pagarem suas promessas.



















Apenas as vozes de mulheres da terra quebravam o silêncio, entoando cantos e orações acompanhadas pelo povo.








As mudanças ocorridas não alteraram a fé, mas um pouco da alegria deste evento religioso. Entre outras consequências estão: o cancelamento das várias homenagens das famílias à Nossa Senhora de Nazaré devido a ameaça no trajeto histórico; a ausência da Banda Musical de Bragança que muito anima esta grande procissão, desde 1996, o que é uma homenagem da Associação dos Filhos e Amigos de Estandarte (CRAEST).

Mas mesmo assim, essa procissão seguiu seu rumo em silêncio, e o silêncio nos fez ouvir apenas o som dos nossos passos e dos nossos corações entristecidos, mas com a certeza de que Nossa Senhora não permitirá que esta linda festa acabe, pois já é um marco histórico, de fé e religiosidade católica na vida da comunidade, como dizia o saudoso Padre Dante Barbante: "É um momento de fé, júbilo, confraternização e alegria das famílias e seus convidados. É uma caminhada para Deus e Maria é quem nos conduz".

A própria diretoria deste grande evento neste ano desmereceu a cultura da Ilha, impossibilitando que atividades culturais de Estandarte fossem apresentadas, relegando as criancinhas em suas apresentações, que foram substituídas por outras apresentações que não têm nada a ver com a cultura de Estandarte, assim como tentou impedir os jovens de prestigiar este evento, o que só foi conseguido por imposição dos jovens integrantes do Grupo Folclórico Ana Nilze Maria. Se a festa é nossa, quem tem que homenagear nossos convidados somos nós com nossas atividades culturais, até porque na programação da Igreja não constam atividades culturais que ficam por conta das organizações e das escolas. Se Estandarte é o dono da festa, é ele quem tem que recepcionar. É a nossa cultura que deve ser valorizada e mostrada ao público.









Onde está o respeito às criança, às famílias, aos educadoresao e ao povo? Faltou ética, cidadania e direitos humanos. O Círio de Estandarte é festa do povo católico de Estandarte.

Mas foi com os corações cheios de esperanças que o Círio das Crianças foi realizado com muita determinação e vontade das crianças, dos jovens, dos educadores e dos pais para louvar Nossa Senhora de Nazaré e a nossa grande festa.





























O Círio das Crianças é realizado sob a coordenação da Associação de Preservação Ambiental e Cultural de Estandarte (APAES) e este ano fez parceria com a Coordenação do Grupo de Catequese Infantil Grão de Mostarda e dos educadores e, também, com o apoio da Associação Recreativa Estandartense (ARES). Faz parte dos festejos do Círio, é uma forma de dar um espaço às crianças de participar deste grande evento de Estandarte e fazê-las entender, desde cedo, que Maria tem um grande papel em sua formação e em sua vida. É preciso entender, também, que a cada ano mais o povo de Estandarte se esforça para fazer deste grande evento de louvor à Mãe de Deus, um momento nosso, por isso não pode acabar.

Neste ano, a Coordenação da Catequese instituiu a Guarda Mirim de Nossa Senhora de Nazaré com a finalidade de colaborar com a catequese infantil, com o Círio e demais atos da Igreja. Esperamos que esta guarda, formada por 18 jovens, floresça e dê bons frutos junto à nossa Igreja em Estandarte. É com muito esforço dos devotos de Maria que construímos esta grande festa dos fiéis, do povo católico de Estandarte. Eis a Guarda Mirim no momento de afirmar seu compromisso:







Apesar de tudo, houve a procissão marítima e a trasladação no dia 13, mas o desfile das candidatas à Rainha do Círio ficou um momento isolado, já que foi excluído o dia do encerramento da Festa, o Dia da Padroeira (o 15/08). Eis as candidatas e a rainha:



















No entanto, o mais triste nesse episódio, em que a comunidade ficou dividida, foi assistir, em pleno dia 14 (Dia do Círio), domingo, a nossa Igreja fechada, impedindo que os devotos de visitarem Nossa Senhora de Nazaré em sua Berlinda, para fazer orações, oferecer jóias, pagar promessas como de costume duante muitos anos. Nos anos anteriores, nesse dia, havia um fluir de pessoas em constante movimentação, uma romaria com alegria, enfim, uma festa, que foi substituída por uma situação não esperada, uma praça triste e uma igreja fechada, fato que levou muitas pessoas, especialmente os antigos filhos, amigos e devotos que muito conhecem esta festa religiosa, a ficarem surpresos com esta mudança, e perguntavam a cada hora: "O que aconteceu? Por que a Igreja está fechada? Nunca aconteceu isso em nossa festa e em nossa comunidade. Hoje é domingo, a Igreja precisa estar aberta, precisamos reverenciar Nossa Senhora. Queremos rezar pelos pais, hoje é dia 14, é dia do nosso Círio. O Círio é nosso, nós o construímos. Queremos ver Nossa Senhora em sua Berlinda".
Precisamos ser estimulados e animados cada vez mais em nossa fé, mas que não sejamos mutilados em nossa história, em nossa cultura e em nossos valores religiosos que levamos anos para construir.

Há um grupo de fiéis e seguidores de Nossa Senhora em constante oração pedindo que Deus que nos dê forças para continuar lutando. Vamos continuar unidos, resistindo e rezando, Deus é maior e está conosco.

2 comentários:

  1. essa rainha não meresse esse posto pois, a outra candidata e muito mais bonita e elegante e merecia ter sido a rainha....abraços de 1 goiano.

    ResponderExcluir
  2. Goiano, em toda a história do Concurso da Rainha do Círio de Estandarte, a vencedora será sempre a que mais apresentar dinheiro que servirá para as obras da igreja. Esse é o objetivo do Concurso, uma forma de ajudar a nas despesas da igreja. Nesse caso, a beleza não conta, mas tão só a quantidade e o valor dos votos em dinheiro.

    ResponderExcluir