16 de fev. de 2013

ESTANDARTE E OS JOVENS CATÓLICOS EM AÇÃO


Por Maykon Barros             
O JEUC (Jovens Estandartenses Unidos em Cristo) é um grupo de jovens católicos da Comunidade de Estandarte que se instituiu com o objetivo de contribuir com trabalhos de evangelização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Município de Cândido Mendes, onde a Igreja Católica precisa de colaboradores nos trabalhos da Fé.
            A Pastoral da Juventude desta Paróquia iniciou um trabalho neste sentido junto aos jovens para que pudessem levar às famílias a Palavra de Deus. Após a formação de alguns grupos em Estandarte, os quais não tiveram continuidade em suas ações, em dezembro de 1999 é criado um novo grupo – o JEUC – que com o mesmo objetivo, mas mudando um pouco sua metodologia de ação, passa a fazer parte das atividades da Igreja Católica em Estandarte, colaborando especialmente nas festividades religiosas e algumas ações sociais na comunidade junto às famílias carentes.
            O primeiro Presidente do JEUC foi o jovem Ordiley Ferreira (Tico) que conseguiu arregimentar muitos jovens para os trabalhos junto à comunidade católica de Estandarte. Em seguida, o JEUC teve como segundo Presidente a jovem Osvanilce Pires que buscou chamar os jovens para os trabalhos da Igreja. Porém nesses dois momentos, talvez por falta de apoio e orientações, este grupo foi se dispersando, deixando de ter participação mais ativa nas atividades ou festividades religiosas.
            Em 2012, eu e outros jovens de Estandarte, resolvemos reativar o JEUC de tal modo que hoje este grupo tem procurado dar um sentido de ação diferente para os jovens estandartenses, onde fé, esperança e caridade sirvam de base de seus trabalhos na comunidade, no sentido de unir os jovens e resgatar aqueles que encontram-se em dificuldades. O JEUC procura testemunhar a Palavra de Cristo, junto às pessoas para que elas encontrem esperanças através da Fé como o maior princípio que sustenta o homem.
            Participando ativamente dessa ação católica, os jovens jeucnianos buscam através de encontros e reuniões realizar momentos de oração de forma alegre e envolvente onde todos partilham suas experiências, problemas e projetos, procurando trazer suas famílias e a comunidade de modo geral. Dessa forma, acredita-se que o JEUC está colaborando com uma nova cultura em Estandarte de forma mais consciente, através da fé, em prol da construção de uma sociedade mais justa e digna ao povo de Deus.

3 comentários:

  1. oi iolanda estive rapidinho no carnaval aí em estandarte, mas deu pra matar a saudade. abraços - vanderlei baltazar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderlei, tudo bem? É bom de vez enquando matar as saudades. Eu estou sempre lá, irei passar a Semana Santa, eu e meu irmão Almir. Como está Bragança? Abraços.

      Excluir
  2. Estandarte continua o mesmo,ate agora nenhuma acao par parte do novo Prefeito, que povo de Estandarte ajudou a eleger em detrimento
    a Alexcsandra que construiu a ponte que tirou o povo de la do ate entao isolamento.
    A chiadeira para aquelas bandas e geral, corte de salarios,o cara nao tem dialogo com ninguem,tanto e que, a debandada e geral dos Vereadores que apoiaram a canditatura dele.
    Ate o Ribamar(Sapo de Coca) maior cabo eleitoral dele, nao se aproxima nem da porta do gabinete dele, bem feito.

    ResponderExcluir