2 de mar. de 2009

Estrutura atual

Atualmente, Estandarte é uma Vila com características de uma pequena cidade, apresentando nova estrutura física, dividido em 06 bairros: Centro, Sete de Setembro, Alto, Nazarezinho, Cajualzinho e Matinha.
No centro da Vila estão:
- a histórica Igreja Matriz, construída toda em pedra em 1955, cuja Padroeira é N. S. de Nazaré, venerada pelos fiéis católicos há mais de oitenta anos, através de seu Círio cuja primeira procissão se deu em 14 de agosto de 1928;
- a Igreja Assembléia de Deus;
- duas escolas pertencentes à rede municipal de ensino fundamental (Escola João Jorge Filho e Escola Sofia Jorge Cruz), além desse nível de ensino desenvolve a educação infantil também da rede municipal e o ensino médio da rede estadual;
- um posto municipal de saúde pública;
- um mercado público;
- várias lojas comerciais;
- um posto dos Correios;
- uma sub-delegacia;
- uma sede social para eventos;
- o estádio de futebol Antônio Cardoso;
- três ONGs (ARES, APAES e ARCA DE NOÉ) que trabalham em defesa do meio ambiente, da educação e prestam outros serviços sociais junto à comunidade;
- antena de TV, antena de Telefonia;
- as casas residenciais, bares, padaria, metalúrgica, entre outros.
Fora do centro possui: sítios, pequenos bosques, trilhas, praias, pontos históricos próprio para o turismo.
Recentemente (a partir de janeiro de 2008) passou a contar com energia direta através do Programa "Luz para Todos" do governo federal que substituiu o antigo sistema de iluminação que era através de grupo gerador desde 1958 como serviço da Prefeitura.
No entanto, ainda ressente-se de um sistema de transportes que possa oferecer conforto para o povo, pois para chegar e sair da Ilha de Estandarte se faz através de uma estrada vicinal em estado precário, e para atravessar o Furo do Apicum que separa a Ilha da estrada, há necessidade urgente de uma ponte. O transporte do centro da vila para o Porto dos Sonhos é feito de motoclicletas, bicicletas, a pés ou ainda de lanchas.

4 comentários:

  1. Achei td muito interesante,foi muito boa essa ideia aqui agente pode ver e comentar varias coisas sobre o Estandarte ver fotos.
    Parabens Srª.Iolanda

    Beijãooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Myla foi quem postou o comentário acima.
    Obrigado !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que bom que você existe.


    Maria Dias /Belém -Pa

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a criação desse blog, também sou filho desse lugar, dessa ilha maravilhosa, que todas nós adoramos, sinto saudades dos meu tempos de criança. A algum tempo venho pesquisando sobri a criação do minicipio de Candido Mendes e descobrir que: quando ele foi emancipado do municipio de Turiaçu no ano de 1942, ele foi criado com respctivamente 3 distritos, sendo eles: Candido mendes como sede, Estandarte e Barão de Tromaí. Achei interessante essa descoberta e fiquei feliz em saber que a nossa saudosa ilha não é uma simples "vila" mais sim um dos 3 distritos que compõe o municipio de Candido Mendes/MA.

    Me chamo Carlos - Ananindeu/PA

    ResponderExcluir