2 de mar. de 2009

Em defesa da Ilha

A Comunidade de Estandarte, ao longo do tempo, busca o seu desenvolvimento através de algumas organizações. Assim sendo, possui três ONGs que têm papel marcante no contexto socioeducacional e cultural com suas atividades que muito beneficiam a população.

ONGs:
-Associação Recreativa Estandartense (ARES) que promove atividades recreativas e sociais, tais como: Baile de Debutantes e Festa das Flores no mês de maio; Iniciação ao Canto através do Coral Infanto-Juvenil incentivando também à leitura; Incentivo à cultura regional e local através do folclore durante a Quadra Junina com o Bumba-Meu-Boi "Brinquedo da ARES"; apoio ao Círio de N.S.de Nazaré e à Festa de Natal; e como serviços sociais construção de fossas biológicas nas residências dos sócios da associação, aula de reforço para os filhos dos associados, entre outros serviços e atividades.
-Associação de Preservação Ambiental e Cultural (APAES) tem por objetivo promover atividades que visam a preservação ambiental e cultural de Estandarte, através de Seminários de Educação e Meio Ambiente, Cursos da Capacitação Docentes, Treinamentos de Professores, Curso de Relações Interpessoais para Servidores e Comunitários, Encontro de Estudantes, Gicanas Esportivas e Culturais e, principalmente, um trabalho junto aos alunos e comunitários para a conscientização ambiental e a responsabilidade social. Também promove atividades artístico-culturais em parceria com as escolas, desenvolvendo e incentivando junto aos estudantes o teatro, a música, a dança e a composição literária através da poesia e narrativas. Entre as atividades culturais e curriculares destacam-se o Folclórico Boi "Coração de Estudante" e a pela teatral "A Dança do Guará". Oferece ao povo informações e cultura através da Biblioteca "Padre Dante Barbanti". Esta ONG é administrada por Professores de Estandarte que oferece suas atividades à outras comunidades vizinhas.
-Associação Arca de Noé que tem por finalidade trabalhar com crianças e adolescentes a conscientização ambiental e a preservação da Ilha de Estandarte, desenvolvendo atividades que enfatizam a ecologia, a cultura e responsabilidade social. Entre as atividades culturais ecológicas promove quadrilhas, blocos de carnavais, entre outras, com temas ecológicos.
REPRESENTAÇÕES/INSTITUIÇÕES SOCIAIS:
- Colônia dos Pescadores, a mais antiga de todas as associações/representações de classes, cuida dos direitos dos trabalhadores, especialmente a aposentadoria.
- Associação Bom Jesus que construiu, em parceria com a Prfeitura e com recursos do INCRA, a estrada vicinal Barão-Estandarte (Porto dos Sonhos).
- Outras: Associação Clube de Mães, União dos Moradores, Associação das Artesãs.

5 comentários:

  1. Estive na sua cidade gostei muito continue a luta em defesa do meio ambiente.sou Assistente Social e trabalho também com Educação Ambiental, portanto estamos juntas nesta luta.
    Maria Dias

    ResponderExcluir
  2. olá, meu pai nasceu ai meu avô era o senhor pedro mendonça rocha ( o seu rochinha ) e minha avó é a dona isaura meu pai fala que meu avô ja foi até prefeito dessa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Iolanda Miranda de Miranda21 de outubro de 2011 às 09:42

    Olá Gladston! Eu e seu pai somos conterrâneos, nascemos e vivemos o mesmo período de infância em Estandarte. Conheci toda a família Rocha. O Seu Rocinha, como era conhecido em Estandarte, foi comerciante, dentista, fotógrafo e exerceu, também, uma certa função que correspondia ao cargo de "juiz de paz" realizando os casamentos daquela época. Mas seu avô nunca foi prefeito, primeiro porque a nossa cidade é apenas um distrito do Município de Cândido Mendes, portanto, não tem prefeito; segundo Estandarte nunca teve um filho que foi prefeito de Cândido Mendes, mas apenas três vice-prefeitos que foram os Srs. Almir Freitas Miranda (1955 a 1960), José Ribamar Alves (1999 a 2000) e Olegário José Barros Ferreira (2005 a 2008). Mas seu avô foi famoso em Estandarte pelas belas fotos que produzia. Obrigada por nos visitar. Abraços. Iolanda

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Como vou morar em Cândido Mendes, procurei no google algo que se referisse a cidade e encontrei seu blog.

    Achei interessante, pois trabalho em uma ONG em Belém do Pará e quem sabe poderíamos realizar parcerias??

    Mas antes, você poderia me ajudar?? Gostaria de obter maiores informações a respeito sobre a cidade, ainda nem tenho onde ficar.

    Abraços

    lidiacarneiro85@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lídia!
    Se você leu as reportagens sobre Cândido Mendes em nosso blog, você deve ter percebido como é tratado este município, infelizmente. A cidade Cândido Mendes não tem mínima infraestrutura econômica e social, não oferece bem estar, principalmente para quem vem de uma cidade grande como Belém. Enviei para seu e-mail informações com mais detalhes. Iolanda Miranda

    ResponderExcluir