23 de jul. de 2011

SEGURANÇA: OUTRO SERVIÇO INEXISTENTE NA ILHA

Por Marcilene Cunha Farias

Estandarte era um lugar bom para se viver, sem nenhuma violência. Todos viviam tranquilamente e em harmonia, sem nada o que temer. O povo tinha orgulho de dizer que morava no lugar mais tranquilo do mundo. No entanto tudo mudou, hoje já não se pode afirmar isso, porque estão acontecendo fatos que deixam a população com medo (roubos, assaltos, assassinatos). Cândido Mendes é um município que tem sofrido muita violência, onde acontece muitos crimes que deixam a população amedrontada e insegura, onde a cada festejo ou evento há sempre assassinatos. O quadro policial é muito pequeno e não dá conta dos abusos e dos crimes que ocorrem na cidade. Em Estandarte, uma pacata população de pescadores, onde não há policiamento, nos últimos tempos têm acontecido vários fatos criminosos que estão deixando a população apavorada.

Entre esses tristes acontecimentos, destacam-se:

- No dia 31/03/2009 a comunidade de Estandarte foi invadida por uma quadrilha fortemente armada, aterrorizando a população, em plena luz do dia, às 8;30h da manhã, assaltando um comércio, atirando contra a dona da loja (uma senhora de 57 anos) com vários disparos e ferindo gravemente o seu cunhado que a acompanhava na loja. A Delegacia de Cândido Mendes foi acionada, mas esta dispunha de apenas um policial. Com muita insistência vieram dois policiais de Godofredo Viana (um município vizinho) que prestaram socorro. O que mais causou indignação foi o fato de que os bandidos saíram andando da localidade calmamente, zombando da população e anunciando que voltariam, deixando pra trás um cenário de terror. Já na perseguição da polícia aos bandidos, um foi morto, outro ficou ferido e os demais conseguiram fugir, voltando para Cândido Mendes, jurando vingança a Estandarte pelo bandido morto. Mas para nossa decepção a operação terminou aí, não havendo nenhuma operação policial por parte de Cândido Mendes para capturar os bandidos. Por algum tempo a população ficou recebendo ameaças por telefones, onde diziam: AGUARDEM. Na Vila de Estandarte não existem policiais e como a população é de pescadores, não têm armas e nem sabem lidar com armas para se defender, ficando a vila vulnerável a ação de qualquer bandido. E o pior é que os bandidos voltaram. Por isso “ESTAMOS PEDINDO SOCORRO! AJUDEM-NOS!”

- No dia 14 de agosto do mesmo ano, no grande baile de encerramento dos festejos do Círio, os mesmos bandidos voltaram, fazendo um tiroteio dentro do salão de festa onde se encontravam as famílias estandartenses e seus convidados ao grande evento. Não houve mortos e nem feridos. Mas também não houve sequer uma atitude em defesa do lugar e das pessoas por parte de quem era responsável pela festa e nem pela Prefeitura que é a responsável pela segurança de suas comunidades.

- No dia 06 de março deste ano (2011), no domingo de carnaval, o jovem Jonas Oliveira (22 anos) foi assassinado dentro do Centro Social Comunitário (onde estava havendo uma festa) por outro jovem conhecido no lugar como traficante e viciado em drogas, filho de uma família que há algum tempo passou a habitar em Estandarte. O que mais preocupa é que a polícia de Cândido Mendes não faz nada, a Prefeitura não toma uma providência em defesa do povo, e esse fato como os demais ficam assim sem nenhuma punição aos criminosos.

Sabemos perfeitamente que quem dá segurança é a polícia, é o Estado, mas é preciso que a Prefeituratome as rédeas do município, que mantenha uma ação para que o sistema policial dê assistência e segurança em todo o município. Enquanto isso, a Vila de Estandarte vive em constante insegurança, por assaltantes, traficantes, assassinos, sem contar com os ladrões que invadem as residências e com o problema das drogas que está em prejudicando muitos jovens e tornando infelizes muitas famílias. O que fazer para que nossa cidade volte a ser um lugar de PAZ?

6 comentários:

  1. EDVAN barão de tromaí24 de julho de 2011 às 00:07

    Moro em barão de tromai, e sobre a falta de segurança em estandarte e aqui na meu povoado é desse jeito. Não temos policiais, a segurança é zero, o uso de drogas nas ruas é constantes, os furtos acontecem diariamente. Esse prefeito que está aí não faz nada, talvez agora proximo das eleições ele faça alguma coisa para pegar os votos dos tolos. Mas aqui em barão, o povo está decidido em não votar nesses dois forasteiros que não querem entregar a prefeitura de cãndido mendes e não façam nada para o bem da população.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Edvan. Precisamos botar pra fora esses prefeitinhos que só querem botar no bolso o dinheiro do povo. Vamos dar um basta pra valer. Agora, temos que nos conscientizar e conscientizar todo mundo de cada comunidade para que mudemos a lamentável situação de nosso município. Sei que em Barão de Tromaí há, também, muitos problemas na educação, na saúde, na infraestrutura, estradas, enfim há uma carência muito grande de tudo, Barão é um povo valente, vamos lutar! Obrigada por nos visitar. Envie-nos reportagens para o e-mail iomirand@yahoo.com.br que teremos o máximo prazer em divulgar suas notícias mostrando a situação do Barão. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. NILTON (CANDIDO MENDES MA))))))))7 de agosto de 2011 às 10:46

    Aqui em candido mendes não tem segurança. Semana passada um bando com mais ou menos 15 delinquentes invadiram uma casa no bairro do cabeça, e assaltaram um comércio no bairro da rodagem, levando celulares, mercadorias e dinheiro do estabelecimento. O dono da mercearia foi até a delegacia registra a ocorrencia mas não conseguiu, pois não havia delegado e nenhum dos policiais...

    ResponderExcluir
  4. Hugo Ferreira (São luis maranhão)9 de agosto de 2011 às 21:40

    Vejo que estandarte não é mais "aquela" estandarte de antes, onde podiamos andar a noite tranquilamente pelas suas ruas, deixar a porta da casa aberta... estandarte mudou, e muito. Estamos chocados com essa noticia.
    Gostaria de agradecer a Sra. Marcilene Cunha Farias pela reportagem. valeu

    ResponderExcluir
  5. Marcio & Jane ( Castanhal Pará)9 de agosto de 2011 às 23:33

    Essa violência tem que acabar em estandarte. A morte do menino Jonas abalou estandarte; queremos mais segurança, a população está com medo que aconteça coisa pior. Vamos orar e pedir a Deus proteja a familia Estandartense.

    ResponderExcluir
  6. A VIOLÊNCIA EM ESTANDARTE ESTÁ DESSE JEITO?
    CADÊ A SEGURANÇA? O POVO DEVE FAZER UM ABAIXO ASSINADO E PEDIR SEGURANÇA PARA A COMUNIDADE.

    ResponderExcluir